SERIES PREMIADAS

28 de jun. de 2010

Copa do Mundo perde 13% de audiência em quatro anos


A audiência da primeira fase da Copa do Mundo de 2010 na televisão aberta brasileira foi 13,3% inferior à da etapa classificatória do Mundial disputado na Alemanha em 2006.
Juntas, as TVs Globo e Bandeirantes marcaram média de 22,8 pontos na Grande São Paulo nos 40 jogos da primeira fase da África do Sul. Em 2006, a Globo, que exibiu a competição sozinha, registrou 26,3 pontos com o mesmo número de partidas. A diferença entre as duas Copas é de 3,5 pontos, o equivalente à soma das médias diárias da Bandeirantes e da Rede TV! em maio.
Neste ano, a Globo registrou na primeira fase da Copa média de 18,1 pontos, uma queda de 31% em relação às suas marcas em 2006.
O número de televisores ligados durante as transmissões de jogos da Copa caiu de uma média de 46,7% em 2006 para 41,8% em 2010. Ou seja, 4,9% dos domicílios da Grande São Paulo (quase 300 mil residências) desligaram seus aparelhos de TV.
Como as duas Copas têm jogos disputados praticamente nos mesmos horários, essa queda indica três possibilidades: 1) muitos telespectadores podem ter perdido o interesse pelo Mundial de seleções (e pela televisão aberta em geral); 2) neste ano, mais gente pode estar vendo as partidas em ambientes coletivos (como locais de trabalho e espaços públicos); com o avanço tecnológico, muitos usuários podem estar acompanhando a Copa pelo computador ou telefone móvel.
Apesar da queda, no entanto, a Copa continua sendo um excelente negócio para a televisão aberta. O número de televisores ligados durante os jogos é bem superior ao dos dias comuns.

Nenhum comentário: