SERIES PREMIADAS

14 de jan. de 2011


As chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro mataram no total 511 pessoas desde terça-feira (11). Em Teresópolis, morreram 228 pessoas, segundo a prefeitura. Em Nova Friburgo, o número também subiu para 225, segundo a Defesa Civil do município. Em Sumidouro, a prefeitura confirmou um total de 19 mortos. Já em Petrópolis, a prefeitura divulgou que o total de mortos chega a 39 mortos.
Já o Departamento Geral de Polícia Civil do Interior, da Região Serrana, confirma 517 mortos, sendo 227 em Friburgo, 226 em Teresópolis, 41 em Petrópolis, 19 em Sumidouro e 4 em São José do Vale do Rio Preto
De acordo com especialistas, a explicação para a repetição de tragédias no RJ é a falta de controle e planejamento no crescimento das cidades.  O relevo das cidades serranas funciona como uma barreira que impede a passagem das nuvens. Concentradas, elas provocam muita chuva numa única área.  A parte alta das montanhas é um terreno muito inclinado e a vegetação cresce sobre uma camada fina de terra. A água da chuva vai penetrando no solo, que fica encharcado e se descola da pedra. O volume de terra desce como uma grande avalanche, devastando o que encontra pela frente.

ESTE VIDEO MOSTRA A DIMENSÃO DO DESASTRE NUM RESGATE CHOCANTE CONFIRA:

Nenhum comentário: