SERIES PREMIADAS

19 de ago. de 2010

Joost 1.1.8

"O futuro está aqui: televisão online com canais de grandes emissoras e qualidade que não tem preço."



Joost é o projeto mais recente de Niklas Nennström e Janus Friis, os mesmos criadores dos programas KaZaA e Skype. A idéia é revolucionar o mundo digital de novo, mas agora com um projeto ainda mais ambicioso: televisão via internet. O programa tem causado polêmica no mundo todo, sendo capa de jornais e revistas famosas.

Joost é um nome no mínimo inusitado em português. Apesar de não ter significado nenhum, a pronúncia é inglesa e soa como "djust". Mas afinal, do que se trata tudo isso?

Os vídeos na internet ganharam cada vez mais espaço e uma prova disso é o sucesso de portais como o YouTube e similares. Só que com o Joost é um pouco diferente: enquanto o YouTube é baseado na participação de todos no conteúdo em vídeo, no Joost apenas os grandes nomes da indústria participam.

Em outras palavras, qualquer internauta é capaz de enviar e publicar seus vídeos no YouTube, mas no Joost é preciso obter uma licença com o fabricante. O Joost é voltado às grandes emissoras de televisão que querem divulgar seus programas, além de deixar claro que vai adotar propagandas na programação desde o início. 


LEIA MAIS SOBRE O PROGRAMA:
COMO FUNCIONA

A Inteligência aliada à criatividade

Gigantes como o Google disseram que a transmissão de televisão pela internet era impossível e, caso alguém tentasse, corria o risco de derrubar a internet global. Exagero? Nem tanto. Mas isso não significa que a criatividade aliada à inteligência não pudesse resolver esse dilema.

O Joost possui um esquema de funcionamento semelhante aos clientes P2P via torrent. Assim como a rede de distribuição descentralizada dos torrents, a transmissão de vídeo é realizada de usuário para usuário em pequenos segmentos, que no fim das contas assomam-se no todo, ou seja, na transmissão completa da programação.

Cada usuário conectado ao Joost, além de visualizar o conteúdo, retransmite-o para outras pessoas numa espécie de ciclo capaz de garantir a velocidade e estabilidade da rede. Caso este processo fosse realizado através de um servidor, ele seria inviável.

Assistindo à televisão online

A interface é a própria tela do seu monitor. Ao lado esquerdo localiza-se a guia “My Channels” (Meus Canais) e ao lado direito “My Joost” (Meu Joost). Na extremidade superior situa-se o logotipo do canal e o quadrado simboliza o menu principal de programação e opções.

Na hora de desligar, o programa funciona como as televisões convencionais: sempre é sintonizado o último canal ou programa assistido. Vale lembrar que o programa se mantém na barra de sistema (ao lado do relógio) operando como retransmissor de conteúdo, mesmo que já tenha sido fechado. Para abolir completamente o uso de banda, é necessário fechar o programa na opção “Exit”.

  • BAIXAKI.COM

Nenhum comentário: